21 de out. de 2007

Contemporâneo, porém nostálgico

Lá na Praça Dom José Gaspar, atrás da Biblioteca Municipal, funcionou por muitos anos um dos bares históricos de São Paulo, o Paribar. Dizem que naquela época, meados das décadas de 50 e 60, a cidade tinha uma certa aparência européia, algo que pode ser reeditado – com uma imensa dose de boa vontade – na retina de quem observa hoje a praça de forma isolada, sem desviar a atenção para o seu entorno. Mas o fato é que desde 2005 o mesmo local abriga o Santa Fé, um elegante restaurante contemporâneo, que destaca a culinária italiana e é outra boa opção no centro velho.

Os boêmios intelectuais deram lugar aos executivos modernos, boa parte deles funcionários da companhia espanhola que controla a comunicação por telefone no Estado. Um público que os guias gastronômicos definiriam como “arrumadinho”.

Antes de ir com a Débora, já tinha almoçado lá algumas vezes. Sabia, portanto, que o nhoque de mandioquinha e o linguini ao brandy eram deliciosos. Insisti nas massas e pedi o ravióli de mussarela Paribar, servido com molho de manteiga, amêndoas, sálvia e crutons de legumes (R$ 18,90). Delicioso.

A Débora foi um pouco mais ousada: escolheu camarões grelhados ao molho de mel (26,70), com cebola, mostarda, creme de leite e arroz piemontese. Uma receita interessante, porém mal executada, o que resultou em um prato doce demais.


Sugestão do chef: A cada duas semanas, sempre nas tardes de sábado, acontece na Praça Dom José Gaspar o projeto Piano na Praça. Gente de peso, como João Donato e Flávio Venturini, já deu as caras por lá.

Santa Fé: Praça Dom José Gaspar, 42 – República – São Paulo – SP – Tel.: (11) 3237-0771

5 comentários:

  1. pô, adorei achar vcs aqui na blogosfera...mas que blog ruim pra quem quer fazer regime hein ???boa semana pra vcs
    ricardo

    ResponderExcluir
  2. Ricardo, nosso blog realmente não é a opção mais sensata para quem está de regime. Mas saiba que é um prazer pra nós receber a tua visita, apareça mais vezes.

    Abraços,

    Fernando e Débora

    ResponderExcluir
  3. Nossa que pratos maravilhosos, eu fiquei babando, e por ser em SP não é caro, e esse projeto parece-me ser tudo de bom!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. O vosso Blog é DEMAIS!!!!!
    Vou passar mais vezes para ler tudo com muita atenção!
    Não tem recomendações de restaurantes em Portugal?
    Agora com a fome com que fiquei vou correndo procurar comidinha gostosa!!!Eh!Eh!Eh!

    ResponderExcluir
  5. Nani:
    o projeto é uma das iniciativas que mostram que há, sim, solução para o centro de São Paulo.

    Margarida:
    obrigado pelo elogio! ainda não temos recomendações aí de Portugal, ainda. Aliás, achar restaurantes bons por aí deve ser tarefa das mais fáceis. Nossos amigos que já foram para o seu país não cansam de fazer elogios.

    Abraços,

    Fernando

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails