4 de set. de 2007

Cozinha natural com sabor da Índia

Mesas de madeira com bancos baixos, pratos e copos de metal, deuses indianos pintados nas paredes, pétalas de rosas espalhadas pela escada principal, perfume suave por todos os cantos. Assim é o Gopala Prasada, restaurante indiano lactovegetariano (utiliza leite e seus derivados) que segue os preceitos Hare Krishna.

O lugar é bem diferente de todos os vegetarianos e indianos que já fomos. A comida é extremamente aromática e temperada, mas há um bom equilíbrio entre todos os sabores e perfumes. Na mesa, nada de azeite, sal, pimenta ou vinagre. Quem quiser dar mais sabor à refeição precisa escolher entre molho de soja, gergelim torrado com sal e limão com ervas.

O cardápio do almoço muda a cada dia e sempre inclui salada, suco, sobremesa e duas opções de prato principal (R$ 16 durante a semana e R$ 20 aos sábados). Para quem ficar na dúvida, dá pra pedir um meio a meio e provar de tudo.
Eu já conhecia o restaurante e gostava muito de qualquer variação do dahl – cozido indiano com grãos e condimentos –, a ponto de achar que nada por lá seria tão bom quanto isso. Mas o Fernando sempre me dizia que eu precisava provar a lasanha de três queijos com molho de tomate porque era a melhor que ele já tinha comido. Claro que eu não acreditava e pensava que era a maior loucura que já tinha escutado! Como a melhor lasanha que ele comeu foi em um restaurante vegetariano que ainda por cima é especializado em comida indiana?
Pois bem, fomos até o Gopala em um dia em que o menu trazia suco de limão com água de rosas, arroz integral com passas e amendoim, mattar panir (ervilha e queijo fresco ao molho de tomate), pakôra recheada (fatias de berinjela recheadas com queijo magro e molho de tomate), espeto de legumes e a tal da lasanha três queijos.

Depois de me esbaldar com tanta coisa boa, pode até parecer conversa de gente doida, mas cheguei à conclusão que o Fernando estava certíssimo em relação à lasanha. Sem dúvida foi uma das melhores que eu comi até hoje. A massa é leve e o recheio muito cremoso e saboroso. Deixa pra trás algumas casas especializadas em comida italiana.
No final, nada poderia ser melhor que a divina torta mousse com xarope de rosas. Vai ver o segredo está mesmo com os deuses indianos.

Sugestão do chef: Não deixe de provar o aperitivo de gengibre, mel e limão e nem o tradicional e exótico tchai masala. Mas se achar essas opções muito fortes, o jeito é ficar com os chás, como o de uva roxa.
Vale ressaltar que o almoço é sempre concorrido nas duas unidades (que ficam na mesma calçada) e certamente você vai enfrentar uma fila de espera que não costuma demorar tanto. Também não se deixe levar pela seriedade das garçonetes. A qualidade da comida supera esses detalhes.

Gopala Prasada: Rua Antonio Carlos, 413 / 429 – São Paulo – SP
Tel: 3283-3867 / 3289-1911 – Site:
http://www.gopalaprasada.com.br/

13 comentários:

  1. Irado!!! Curti muito, apesar de ser um carnívoro fervoroso.

    Gosto de, volta e meia, me aventurar na culinária asiática hardcore :-)

    Bjos

    ResponderExcluir
  2. adorei a atmosfera desse lugar! um beijo,

    ResponderExcluir
  3. Anônimo5/9/07 13:50

    O Gopala é sem duvida muito bom. Eu como uma boa carnivora sempre tive preconceito com esse tipo de comida mas rompi todos os meus preconceitos indo no gopala.
    Não tive a oportunidade de comer a tão famosa lasanha, mas a feijoada é uma delicia. Outra coisa maravilhosa de lá são as sobremesas.
    Bjus
    Naty

    ResponderExcluir
  4. Eu amo esse restaurante. Faz tempo que não vou, na última vez desisti pq a fila estava imensa...
    bjoca,
    Nina.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo6/9/07 10:01

    Um amiga minha fala muito bem desse restaurante. Preciso comer lá numa sábado desses...é bom um vegetariano para variar um pouco :-)
    Um que gosto muito também é o Apfel, do outro lado da Paulista, na Bela Cintra.

    ResponderExcluir
  6. Diogo, nós também somos carnívoros mas descobrimos ótimos restaurantes vegetarianos onde podemos comer muito bem sem sentir falta de carne.

    Fezoca, o lugar tem mesmo um clima diferente.

    Natalia, ainda não comemos a feijoada, mas realmente as sobremesas são deliciosas.

    Nina, a fila costuma ser sempre é imensa, mas vale a espera.

    Emília, o Apfel é muito bom, mas o Gopala é diferente, mais charmoso e perfumado. Acho que você vai gostar bastante.

    ResponderExcluir
  7. Menina, legal mesmo. A única coisa que achei meio estranha é lasanha num restaurante indiano chamado Gopala Prasada, ou seria um restaurante vegetariano que serve pratos indianos?

    ResponderExcluir
  8. Agdah, é isso mesmo: um restaurante vegetariano que serve comida indiana. Mas em alguns pratos há uma adaptação meio brasileira, como no caso da lasanha e da feijoada.

    ResponderExcluir
  9. Adorei esse xarope de rosas. Bem diferente e criativo. Além de parecer delicioso.
    Abraços
    Diego

    ResponderExcluir
  10. Comprar um Guia de São Paulo? Para quê??!!! O vosso blog é o guia turístico da cidade mais delicioso que já apareceu. Fotos, preços e moradas... que mais falta?
    Adoro o vosso blog.
    Beijinhos
    Carla

    ResponderExcluir
  11. Carla, que delícia ler isso! Ficamos muito gratos pelo reconhecimento e credibilidade das nossas dicas.
    Quando estiver no Brasil não esquece de nos avisar.
    Um abraço e estamos mesmo bastante agradecidos,
    Débora e Fernando

    ResponderExcluir
  12. Gostei muito do blog de vocês. Como fiz um post sobre restaurantes, utilizei uma de suas fotos do restaurante Gopala Prasada, tem algum problema?

    ResponderExcluir
  13. Olá, pessoal do Brincando de Chef!

    Eu, carioca que só, conheci o Gopala há 8 anos. De tanto ser fã, e orar para chegar o dia de ter motivo para vir para São Paulo, acabei indo trabalhar no Gopala Hari, ano passado.

    O Gopala Hari, filho pródigo do Gopala Prasada, na mesma Antônio Carlos, no mesmo número 429, continua com a famosa lasanha, quintas e sábados.

    Claro que os aromas e segredos da culinária indiana permanecem, sob a direção da chef Nrhari Devi, talvez ainda mais lapidados, depois de 14 anos de experiência.

    Abrindo para almoço executivo de seg a sáb e jantar a la carte às sextas e sábados.

    O site vai estar no ar em breve, acompanhem as novidades!

    Um abraço,
    Mitra.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails