27 de jun. de 2007

Degustando as importadas da Ambev

Na semana passada a Ambev assumiu a distribuição no Brasil de três marcas alemãs de cerveja: Spaten, Löwenbräu e Franziskaner.

Para o lançamento, a empresa chamou jornalistas para uma degustação. O evento foi no G.U.T, bar alemão do Itaim que tentamos conhecer meses atrás, porém sem sucesso devido ao excesso de público.
O lugar é bem interessante, nada a ver com os tradicionais restaurantes germânicos. É um alemão moderninho, com direito a música eletrônica no som ambiente, num volume que não impede ninguém de conversar.
Na mesa em que estávamos, que contava com a presença do Ricardo Amorim do ótimo blog Cerveja Só, a degustação/aula foi comandada pelo Sandro Reis, um dos mestres cervejeiros da Ambev.
A primeira a ser servida foi a Franziskaner Weissbier Kristallklar, uma cerveja aromática, com bastante gás e 5% de álcool. Para harmonizar, salada de folhas verdes com pedaços de frango, morango e molho de mel.

Foi interessante notar que a cerveja ficou mais amarga depois que provamos a salada, principalmente pelo sabor adocicado do mel.
Na seqüência experimentamos a Franziskaner Hefe-Weissbier, cuja segunda fermentação se dá na garrafa. Apresenta cor turva, bem menos gás, sabor e aroma frutados. Para acompanhá-la, uma massa de pizza com maçã e nozes que deixou a bebida bem mais leve.
Curioso que tínhamos provado essa cerveja e considerado, no máximo, razoável. Mudamos totalmente de opinião.

Quando já nos preparávamos para degustar a terceira variação da Franziskaner, fomos surpreendidos pela Löwenbräu (pronuncia-se Luvenbrói), que chegou na companhia de vários tipos de salsicha com molhos condimentados à base de mostarda e barbecue.
Os petiscos harmonizaram perfeitamente com o gosto forte da cerveja, que possui um amargor interessante, daqueles que cumprem seu papel mas não permanecem por muito tempo.

Tudo bem que já tínhamos bebido algumas Spaten enquanto aguardávamos a chegada dos demais jornalistas (viu como ficar esperando nem sempre é ruim?), mas não deixaríamos de degustá-la novemente! A bebida é uma munchen helles bem leve, com baixíssimo amargor. Contrastou, propositalmente, com a picante carne ao molho de mostarda que a acompanhou.

Para terminar, só faltava mesmo a Franziskaner Dunkel, cerveja escura, de tom acastanhado, com espuma densa e sabor de malte torrado. Na nossa modesta opinião, a mais fraquinha das cinco. Chegou à mesa com a companhia de pedacinhos de joelho de porco e chucrute. Ao contrário do que alguns podem imaginar, caiu muito bem.

No fim da noite, além da visão meio turva e uma certa dificuldade para caminhar, saímos de lá com a certeza de que voltaremos ao G.U.T para provar de novo os petiscos e pratos alemães muito bem elaborados.

Sugestão do chef: As três marcas passam a ser vendidas em São Paulo por bons preços em relação a algumas outras importadas. Franziskaner e Spaten (ambas de 500 ml) têm preço sugerido de R$ 6,50. Já a Löwenbräu (330 ml) sai por R$ 3,90.

Ambev: http://www.ambev.com.br/

G.U.T.: Rua Bandeira Paulista, 812 – Itaim Bibi – São Paulo – SP
Tel.: (11) 3073-1417 – Site: http://www.gutbar.com.br/

12 comentários:

  1. Mas estão muito chiques esses meus amigos, até convidados pra degustações...

    beijos pros dois, saudade!

    ResponderExcluir
  2. Que maravilha essa degustação hein.
    Me deu vontade de provar todas.
    Mesmo sendo publicitário, eu sempre sou fisgado pelas embalagens e rótulos mais atrativos. E achei demais essas garrafas. Vou experimentar.
    Abracos
    Diego

    ResponderExcluir
  3. que experiencia legal! eu adoraria participar de uma degustacao de cerveja. :-))

    ResponderExcluir
  4. Hum, eu gosto muito da Franziskaner. Experimentei há alguns anos qdo começou a moda das cervejas de trigo e meu namorado disse que era melhor que a Erdinger (acho que foi a primeira no estilo no Brasil). Abraço, Nina.

    ResponderExcluir
  5. Oi Lixa!
    Viu só como estamos chiques? rs
    Ficamos felizes pela sua visita. Passe sempre por aqui, tá?
    Beijos e saudades!

    ResponderExcluir
  6. Diego: também gosto das embalagens das importadas, tenho até um micro coleção com umas 50. Estou chegando a conclusão que embalagem feia de cerveja só aqui no Brasil mesmo.

    Fezoca: degustar cervejas é bem legal mesmo. Uma vez fizemos uma degustação na casa de uma amiga, só com as marcas mais populares. A brincadeira era adivinhar qual era a marca. Errei quase todas, mas foi divertido!

    Nina: a Franziskaner ganha da Erdinger mesmo. Mas perde da Paulaner, já experimentou?

    Abraços,

    Fernando

    ResponderExcluir
  7. Já experimentei a Paulaner tbm, coisas do meu namorado...
    abraço pra vcs, Nina.

    ResponderExcluir
  8. Fernando, tu que é um degustador profissional de cerveja, ve lá no destemperados.com se conhece a que tá lá, no post do "a costela no rolete"...

    abração, Diogo.

    ResponderExcluir
  9. Que giro! Estou em Portugal de passagem marcada para Sao Paulo e estou com água na boca só de ver este blog e o que vou poder encontrar em Sao Paulo. Foi bom encontrar o link para o vosso blog no Chucrute com Salsicha!

    ResponderExcluir
  10. Nina: antes do blog existir participamos de outra degustação de cervejas importadas onde nos contaram que a Erdinger é produzida com o trigo mais simples da Alemanha e lá ela é pouco apreciada.

    Carla: ficamos felizes que você vai aproveitar uma das nossas dicas aqui no Brasil. Vou preparar uma lista de empórios e bares bem bacanas que disponibilizam essas cervejas e te mando.

    Beijos,
    Débora

    ResponderExcluir
  11. Oi Débora e Fernando, obrigada por ter linkado o nosso blog.
    Eu também fiquei com muita vontade de fazer uma aula/degustação sobre chás...
    O Marcel conversou com a Carla Saueressig sobre a possibilidade de fazer outra degustação (e desta vez, me levar!). Parece que os chás da loja dela estão vendendo bem agora no frio,por isso acabou alguns tipos. Acho que final de julho/ começo de agosto chega mais. Se a gente marcar a degustação, aviso vcs.
    bjo, Nina.

    ResponderExcluir
  12. Oi Nina,
    Nós que agradecemos por ter nos linkado também!
    Por favor, nos avise mesmo sobre a degustação de chás. Temos muita vontade de participar.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails