27 de mai. de 2007

A comfort food do Seu Luigi

E se te perguntassem o que uma cantina italiana deve ter para ser perfeita, qual seria sua resposta? Massas e molhos caseiros, elaborados cuidadosamente? Ambiente aconchegante? Algo diferenciado no cardápio? Um dono que entenda muito de cozinha italiana e que adore bater papo com os clientes?
Se você respondeu sim para as quatro alternativas, precisa ir até a Granja Julieta para conhecer a cantina Arancini.

O nome foi inspirado no arancino (no plural, arancini), delicioso bolinho sicilliano feito de risoto e recheado com mussarela e molho à bolonhesa.

Segundo o Seu Luigi, proprietário da cantina, na Sicíllia os únicos estabelecimentos comerciais que não vendem arancino são as farmácias. Em São Paulo só uma outra cantina além do Seu Luigi se arrisca a fazer.
Seu Luigi que, por sinal, é um caso á parte. Cultiva em seu sítio as verduras e legumes sem agrotóxicos usados na composição dos pratos. Até pouco tempo comandava a cozinha, recentemente passou o bastão para sua filha, mas continua supervisionando tudo. Cuida do atendimento no período da noite, sempre disposto a mostrar sua paixão pela cozinha italiana aos clientes interessados em conhecer um pouco da história de cada sabor experimentado. Na conversa surgirão até dicas de roteiros turísticos indispensáveis em uma visita à Itália.
Você sairá de lá sabendo, por exemplo, a que regiões da Bota uma longa viagem de trem é muito mais interessante que a praticidade de um rápido vôo. O velho Luigi é um desses personagens que fazem a gente gostar de verdade de conhecer novos restaurantes e de escrever sobre eles.
E a melhor forma de provar os vários sabores de sua cantina é optar pelo Festival Italiano, que custa R$ 26,90 durante a semana e R$ 28,90 aos sábados, domingos e feriados. O espetáculo começa com sardela, berinjela e abobrinha temperadas.

Nesse momento, se você estiver lá pela primeira vez irá ouvir o promissor aviso do Seu Luigi: “manere nas entradas porque a cantina não é francesa, é italiana”.
A segunda atração pode ser uma salada ou, nos dias frios, uma sopa como o fidelini in brodo, com gostinho de casa da avó.

Quando já tiver esquecido do frio, será servido dos obrigatórios arancini sicillianos. Não ouse recusar!

A esta altura você já estará no final da primeira taça do vinho artesanal que um amigo do Luigi elabora em Bragança Paulista para consumo próprio (e por camaradagem vende só para a cantina). Eis que chega o prato principal: duas massas e uma carne que podem ser repetidas à vontade.

Tivemos a sorte de provar um bom canelone de ricota e a dádiva de poder experimentar o sensacional fettucine verdi al pesto genovese e a levíssima polpetta a parmigiana. Os dois últimos são seríssimos candidatos a melhor massa e melhor polpetta já degustadas pelos escribas desta página.
Se for perfeccionista ao extremo, encerre com a crostata de frutas da época com sorvete de creme.

E se faltar coragem para voltar à vida real e enfrentar o frio lá de fora, se aqueça com o cálice de limoncello caseiro incluso no festival.

Sugestão do chef: A melhor sugestão é: vá ao restaurante. Mas como gostamos de usar este espaço para destacar algo que não dissemos no texto, fique sabendo que é possível levar pra casa massas, molhos, geléias e sobremesas de produção artesanal. Outro ponto importante é que Seu Luigi também traz do pomar de seu sítio as frutas que compõem os sucos servidos na casa. Onde mais é possível beber sucos orgânicos de laranja champagne ou de limão sicilliano com hortelã?

Arancini: Av. João Carlos da Silva Borges, 1211 – Granja Julieta – São Paulo – SP – tel.: (11) 5641-9774 – http://www.arancini.com.br/

12 comentários:

  1. Oi, Débora e Fernando!!!

    Puxa vida, vocês têm que fazer umas visitas a alguns restaurantes daqui de Santa Catarina!!!
    Queremos guias de comfort food aqui tb!!!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Manú!
    Saiba que gostamos muito do Sul do Brasil. Eu, em especial, sou apaixonada por Floripa e por todo litoral de Santa Catarina. Costumo dizer que nasci no lugar errado pois meu coração é catarinense! rs
    Com certeza deve ter algum restaurante comfort food por aí porque SC é cheia de bons lugares gastronômicos. Quando descobrir algum, te aviso.
    Beijos,
    Débora

    ResponderExcluir
  3. Pareceu ótimo!!! Esse vou conferir. Eu adoro cozinha italiana. Sempre digo que nasci no Brasil, o sangue é português, mas a alma é italiana. Demais. quando eu for, eu volto aqui para deixar meu relato. Até breve.

    ResponderExcluir
  4. Jorge,

    Pra quem tem alma italiana, a Arancini é o lugar certo! Sem falar que é uma ótima dica para quem vem a São Paulo a passeio. Mas disso quem entende é você!

    Um Abraço,

    Fernando

    ResponderExcluir
  5. bá, incrível!!! fomos a um lugar que retrata o mesmo conceito que esse. tá postado lá já... é fantástico!!!

    bjos, Diogo.

    ResponderExcluir
  6. Diogo,

    Li o post da cabana na Serra Gaúcha e achei show. Vai ser parada obrigatória quando estivermos por lá, o que espero que não demore.

    Abs,

    Fernando

    ResponderExcluir
  7. E eu que me achava todo italiano...Nunca comi esse Arancini. Virou minha meta pra ser 100% italiano. Hehe.
    Pela descrição, é um daqueles lugares que a gente fica horas conversando com o pessoal da casa e esquece de tudo. Muito show.

    ResponderExcluir
  8. Diego, o Arancini é tão bom que, sem exagero, chega a ser inesquecível. Quando você vier prá Sampa não perca a oportunidade de experimentar o bolinho e bater papo com o seu Luigi. E por essas e outras não vai ser nem um pouco difícil você se sentir 100% italiano! hahaha
    Bjs,
    Débora

    ResponderExcluir
  9. Anônimo3/6/07 22:30

    Olá Débora e Fernando,

    Hoje eu, a Tati e a Clara estivemos no Arancini com os padrinhos da nossa pequena. Almoçamos lá. Foi muito gostoso. Seguimos as dicas de vcs certinho e adoramos o arancini. O atendimento é ótimo, super simpático, enfim tudo perfeito. Mandamos ver no festival italiano e não nos arrependemos. Não descartamos o limoncello, mas não aguentamos a sobremesa. Repeti só um pouquinho, é muita comida! Ah, o suco de tangerina deles é delicioso!!!!! Preço justo, ótima comida e ótimo atendimento. VAleu pela dica. Um abraço,

    ResponderExcluir
  10. Jorge,

    Que bom que gostaram da cantina. Pode ter certeza que nós pretendemos seguir suas dicas de viagem também. Uma pena não terem conhecido o Seu Luigi, já que ele fica por lá só à noite.

    Abraços,

    Débora e Fernando

    ResponderExcluir
  11. Anônimo1/6/08 11:30

    Olá casal,

    tem sido uma experiência deliciosa acompanhar o blog de vocês. Textos ótimos e bem humorados.
    Morando em são paulo a pouco tempo temos, na medida do possível, aproveitado suas experiências.
    O Arancini foi um deles, gostamos muito, tanto do ambiente, quanto da comida (sem falar do simpático proprietário).
    Adoramos, igualmente, o Celeiro da Granja...

    um grande abraço
    aguardamos os novos posts!!
    alexandre e alessandra

    ResponderExcluir
  12. Alexandre e Alessandra, que bom o blog estar ajudando vocês a conhecer um pouco melhor os restaurantes de Sampa. Obrigado pela visita e é ótimo saber que nossas dicas são úteis.
    Abraços,
    Débora e Fernando

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails