25 de abr. de 2010

Colonia del Sacramento

Na segunda-feira, momentos antes de nosso city-tour por Buenos Aires, fomos até a central da Buquebus e compramos as passagens de barco para Colonia del Sacramento, encantadora cidade do Uruguai tombada pelo patrimônio histórico da Unesco. A opção do buque rápido faz o trajeto em cinquenta minutos e custa 218 pesos por pessoa (ida e volta). O barco, além de grande e confortável, tem um ótimo free shop com boas promoções.

A beleza arquitetônica de Colonia torna o passeio rico mesmo quando o céu nublado e a chuva tentam atrapalhar.

Impossível não admirar as casas, o pier, a vista do rio De la Plata, a praça e as ruínas históricas.

As lojas de artigos em couro e o artesanato garantem aos turistas boas opções de compras. E as dezenas de restaurantes, a maioria especializada em carnes ou massas, aguçam o paladar de qualquer viajante.
Na cidade, praticamente todos os restaurantes disponibilizam o cardápio na entrada. Por isso, demos voltas e mais voltas para olhar diversas opções antes de escolher onde iríamos comer. Afinal, só tínhamos tempo para um almoço por lá… e nessas idas e vindas, nossa ideia inicial de provar o churrasco uruguaio foi abortada ao depararmos com o menu do Mesón de La Plaza.

Ficamos indecisos entre as massas e os pratos à base de cordeiro. Mas concordamos logo em relação à bebida: Clericó (165 pesos uruguaios), sangria feita com vinho branco reserva.

Petiscamos os pães do couvert com manteigas e maionese temperadas enquanto nos decidimos, finalmente, pelas massas.

Eu fui de Sorrentinos de Vino y Cordero (240 pesos uruguaios), com massa à base de vinho branco, recheado de cordeiro e servido com molho pomodoro. Mesmo com recheio farto, a massa estava muito leve e o frescor do tomate e do majericão colaboraram para o sucesso do prato.

O Fernando também se saiu muito bem com a sua escolha. Os Ravioles a la Príncipe de Nápoles estavam excelentes (180 pesos uruguaios). Massa caseira recheada de verdura e molho com creme de leite, champignon, presunto, molho inglês e de tomate. Tudo gratinado com um bom queijo Gruyere.

Depois de pratos ótimos, estávamos certos de que a sobremesa também seria muito boa, afinal, algo que leva o doce de leite daquela região não pode ser ruim, não é mesmo? Felizmente as Panqueques de Dulce de Leche não nos decepcionaram (65 pesos uruguaios).

Vale mencionar que a equivalência em reais do peso uruguaio é (bem) diferente do peso argentino. Nossa conta, incluindo água e o serviço, saiu por 755 pesos uruguaios, algo em torno de 151 pesos argentinos ou perto de 76 reais na época.
Com este post, encerramos nossos relatos da viagem por Buenos Aires, San Isidro, Tigre e Colônia del Sacramenro. A partir dos próximos dias, postaremos visitas a bares, restaurantes e afins em Santa Catarina e Paraná, estados por onde passamos nos últimos meses, além, é claro de São Paulo.

Sugestão do chef: no centro histórico de Colonia del Sacramento há uma loja da marca Punta Ballena, fabricante dos alfajores uruguaios bastante conhecidos no Brasil.

Mesón de La Plaza: Vasconcellos, 153 ­– Colonia del Sacramento – Uruguai – Tel.: (598) 52 24807.

5 comentários:

  1. Boa noite!!!
    Adorei o blog, caso queira dá uma passadinha no meu
    www.cantinho-juliana.blogspot.com
    Um beijo
    ju

    ResponderExcluir
  2. Colonia é linda demais, e tá na minha "to do list" há tempo demais. Mas o post tá inspirador, quero ver se resolvo isso nos próximos meses!
    Abração
    Geraldo Figueras

    ResponderExcluir
  3. Apareci só para agradecer as sempre amáveis palavras que vc deixa no meu blog e avisar que frequento sempre esse delicioso espaço virtual ( que engorda só de olhar) sem no entanto deixar comentários...sou grato por ter vc Fernando e a parceira como leitores...abs

    ResponderExcluir
  4. Juliana,

    Estamos de olho no seu "cantinho", pode ter certeza.

    Geraldo,

    Colônia vale a visita, curtimos mesmo com tempo nublado.

    Ricardo,

    É sempre ótimo ler o seu Todo Prosa, obrigado pelas visitas.

    abraços,

    Débora e Fernando

    ResponderExcluir
  5. Colonia vale muito a visita!
    Arquitetura, história e boa comida reunidas em um lugar lindo!
    Parabéns pelo blog, vou acompanhar!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails