Para o lançamento, a empresa chamou jornalistas para uma degustação. O evento foi no G.U.T, bar alemão do Itaim que tentamos conhecer meses atrás, porém sem sucesso devido ao excesso de público.
O lugar é bem interessante, nada a ver com os tradicionais restaurantes germânicos. É um alemão moderninho, com direito a música eletrônica no som ambiente, num volume que não impede ninguém de conversar.
Na mesa em que estávamos, que contava com a presença do Ricardo Amorim do ótimo blog Cerveja Só, a degustação/aula foi comandada pelo Sandro Reis, um dos mestres cervejeiros da Ambev.
A primeira a ser servida foi a Franziskaner Weissbier Kristallklar, uma cerveja aromática, com bastante gás e 5% de álcool. Para harmonizar, salada de folhas verdes com pedaços de frango, morango e molho de mel.
Foi interessante notar que a cerveja ficou mais amarga depois que provamos a salada, principalmente pelo sabor adocicado do mel.
Na seqüência experimentamos a Franziskaner Hefe-Weissbier, cuja segunda fermentação se dá na garrafa. Apresenta cor turva, bem menos gás, sabor e aroma frutados. Para acompanhá-la, uma massa de pizza com maçã e nozes que deixou a bebida bem mais leve.
Curioso que tínhamos provado essa cerveja e considerado, no máximo, razoável. Mudamos totalmente de opinião.
Quando já nos preparávamos para degustar a terceira variação da Franziskaner, fomos surpreendidos pela Löwenbräu (pronuncia-se Luvenbrói), que chegou na companhia de vários tipos de salsicha com molhos condimentados à base de mostarda e barbecue.
Os petiscos harmonizaram perfeitamente com o gosto forte da cerveja, que possui um amargor interessante, daqueles que cumprem seu papel mas não permanecem por muito tempo.
Tudo bem que já tínhamos bebido algumas Spaten enquanto aguardávamos a chegada dos demais jornalistas (viu como ficar esperando nem sempre é ruim?), mas não deixaríamos de degustá-la novemente! A bebida é uma munchen helles bem leve, com baixíssimo amargor. Contrastou, propositalmente, com a picante carne ao molho de mostarda que a acompanhou.
Para terminar, só faltava mesmo a Franziskaner Dunkel, cerveja escura, de tom acastanhado, com espuma densa e sabor de malte torrado. Na nossa modesta opinião, a mais fraquinha das cinco. Chegou à mesa com a companhia de pedacinhos de joelho de porco e chucrute. Ao contrário do que alguns podem imaginar, caiu muito bem.
No fim da noite, além da visão meio turva e uma certa dificuldade para caminhar, saímos de lá com a certeza de que voltaremos ao G.U.T para provar de novo os petiscos e pratos alemães muito bem elaborados.
Sugestão do chef: As três marcas passam a ser vendidas em São Paulo por bons preços em relação a algumas outras importadas. Franziskaner e Spaten (ambas de 500 ml) têm preço sugerido de R$ 6,50. Já a Löwenbräu (330 ml) sai por R$ 3,90.
Ambev: http://www.ambev.com.br/
G.U.T.: Rua Bandeira Paulista, 812 – Itaim Bibi – São Paulo – SP
Tel.: (11) 3073-1417 – Site: http://www.gutbar.com.br/