19 de set de 2010

Curitiba, a cidade dos parques

Os dias passados em Curitiba foram planejados para que pudéssemos conhecer a maioria dos belos parques espalhados por toda a cidade. Para isso, precisamos sacrificar o almoço no primeiro dia da viagem e nos contentar com petiscos e lanches entre uma atração e outra.
Começamos o passeio pela Unilivre – Universidade Livre do Meio Ambiente.

Ficamos admirados com o tamanho do paredão rochoso, primeira visão que tivemos do espaço que abriga a universidade.

O cenário é bucólico e encantador. As aulas acontecem em cabanas construídas no meio de uma estrutura de madeira, consideravelmente alta – o topo da construção se sobrepõe à copa das árvores.

De lá nos dirigimos ao Parque Tanguá, outro cenário que impressiona logo pelo bem cuidado jardim da entrada.

Todas as construções do Tanguá têm pé direito bastante alto, o que confere uma certa imponência ao local. A altura da cachoeira também não passa despercebida.

De repente, o sol apareceu pra valer. Momento ideal para descansar um pouco e recarregar as energias, afinal, dali iríamos para a Ópera de Arame.

Projetado pelo mesmo arquiteto responsável pelo desenho da Unilivre, a Ópera de Arame é um teatro construído em estrutura tubular de ferro. Sem dúvida um dos cartões postais mais bonitos de Curitiba.

Na parte de baixo da estrutura principal funciona o Ópera Café. O cardápio é enxuto, preenchido por lanches rápidos e petiscos. Para enganar a fome, pedimos uma porção de Bolinho de Aipim com Carne Seca (R$ 11) e seguimos para o Memorial Ucraniano.

O espaço fica dentro do Parque Tingui e homenageia os imigrantes ucranianos. A réplica da Igreja de São Miguel de Arcanjo é linda. Ao lado dela, existe uma casa típica ucraniana onde funciona a loja de souvenirs.

O artesanato da Ucrânia é muito bonito, em especial as Pessankas.

Nossa próxima parada foi a Torre Panorâmica da Brasil Telecom.

Em seu topo, a 109,5 metros do chão, funciona um mirante de 360 graus que permite ver praticamente toda a cidade de Curitiba.

Estávamos quase no final do primeiro dia de passeio e encerramos o nosso roteiro com uma visita ao Bosque do Alemão.

A principal atração do Bosque é caminhar pela arborizada trilha de João e Maria, que traz trechos da história deste conto popular infantil em azulejos espalhados ao longo do caminho.

Nos hospedamos no centro da cidade e no caminho até o hotel ainda tivemos disposição para visitar o Passeio Público, primeiro parque de Curitiba, inaugurado em 1886. O espaço também foi o primeiro zoológico da cidade, e até hoje possui alguns animais.

O Parque fica no coração de Curitiba e concentra uma área verde de 70 mil metros quadrados.

Logo à frente do Passeio Público está o Memorial Árabe, mais uma das construções imponentes, com 140m de altura. Estava fechado, por isso tivemos de nos contentar em observar e fotografar a parte externa.


Sugestão do chef: Curitiba disponibiliza um ônibus turístico que passa pelos principais parques e atrações da cidade. O bilhete custa R$ 20 por pessoa e dá direito a quatro reembarques.


Linha turística: Saídas de terça a domingo partindo da Praça Tiradentes, no Centro, das 9h às 17:30h, com intervalos de 30 minutos.

Unilivre: Rua Victor Benato, 210 – Pilarzinho – Curitiba – Paraná – Tel.: (41) 3254-5548 e 3254-7657 – Horário: diariamente das 8 às 19 horas.

Parque Tanguá: Rua Dr. Bemben, sem número – Pilarzinho – Curitiba – Paraná –
Tel.: (41) 3335-2112 – Horário: diariamente das 6h às 20h.

Ópera de Arame: Rua João Gava, sem número – Pilarzinho – Curitiba – Paraná –
Tel.: (41) 3355-6072 – Horário: terça a domingo, das 8h às 21h.

Memorial Ucraniano: Entre as ruas Fredolin Wolf e José Valle – Curitiba – Paraná – Tel.: (41) 3335-2112 – Horário: diariamente das 8h às 18h, em Curitiba.

Torre Panorâmica: Rua Lycio G. de Castro Vellozo, 191 – Mercês – Curitiba – Paraná – Tel.: (41) 339-7613 – Horário: terça a domingo, das 10h às 19h.

Bosque do Alemão: Rua Niccolo Paganini, esquina com Franz Schubert – Vista Alegre (Jardim Schaffer) – Curitiba – Paraná – Tel.: (41) 3568-1087. Horário: diariamente das 6h às 20h.

Passeio Público: Entre as ruas Presidente Carlos Cavalcante, Presidente Faria e Av. João Gualberto, sem número – Centro Cívico –
Curitiba – Paraná – Tel.:(41) 3222-2742. Horário: Terça a domingo das 6h às 20h.

Memorial Árabe: Rua Heitor S. de França, esquina com a Rua Barão de Antonina, na Praça Gibran Khalil Gibran – Centro Cívico – Curitiba – Paraná – Telefone: (41) 3223-6574 – Horário: de segunda a sexta das 9h às 21h. Aos sabados das 9h às 13h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails