7 de fev. de 2010

O clássico Tortoni

Nunca gostei de ler em reportagens de turismo que um local é “parada obrigatória” para quem vai a determinado destino. Acho pretensioso demais pensar que uma opinião pessoal deve ser seguida por leitores de diferentes perfis. É o que acontece com o Café Tortoni, apontado como obrigação de turista em Buenos Aires.

A fama do café, fundado em 1858 e outrora frequentado por gente da competência literária de Jorge Luis Borges e do talento musical de Carlos Gardel, é muito bem aproveitada pelos proprietários. Ninguém consegue sequer dar uma espiadinha sem consumir algo: um funcionário mantém a porta fechada aos olhares curiosos. Fila de espera? Na calçada.

Fomos lá em uma tarde de quarta-feira e conseguimos uma mesa em menos de 10 minutos, algo raro segundo os relatos que ouvimos. O café, pelo qual paguei 7 pesos, é tão fraquinho quanto os outros que provamos na cidade. Já o chocolate com 3 churros (19 pesos), que dividi com a Débora, estava ótimo. O leite vem separado, para ser acrescentado na quantidade desejada. Os churros estavam sequinhos e bem saborosos. Pedimos ainda uma porção de doce de leite para acompanhá-los (3 pesos), um pedido que, na Argentina, não tem como dar errado.

Haviam nos alertado para o atendimento complicado, mas não foi essa a nossa percepção. Do cardápio à conta, tudo chegou rápido à mesa. Não tínhamos obrigação de ir até lá, mas fomos e gostamos.

Sugestão do chef: as conhecidas apresentações de tango no Tortoni acontecem todos os dias. O local também é procurado por quem pretende almoçar ou jantar, mas os preços são pouco convidativos se comparados a locais que servem cardápio semelhante na cidade.


Café Tortoni: Av. de Mayo, 829 – Centro – Buenos Aires – Argentina- Tel.: (54 11) 4342-4328

3 comentários:

  1. Realmente também penso em relação a fama da "obrigatoriedade" em determinados locais que visito. Engraçado que já estive algumas vezes em Buenos Aires e nunca tinha ouvido falar desse café Tortoni. Tem um restaurante italiano, super simples e familiar, chamado Broccolino, que fica numa rua meio escura próxima a Calle Florida. Comemos muito bem por lá. No meu blog tem um post sobre a minha viagem pra lá. Depois dá uma passada por lá. Parabéns pelo blog, está em meus favoritos

    Leonardo Garfada Pimenta

    ResponderExcluir
  2. Muito bacana o blog, parabéns! Ótima a dica de uma aluna minha...espero trocarmos figurinhas. Voltarei sempre por aqui. Cordiais saudações.

    ResponderExcluir
  3. Leonardo,

    Em nossas pesquisas antes da viagem, caímos no seu blog e vimos a dica desse restaurante italiano. Pena que não conseguimos conhecer dessa vez.

    Thabata,

    Seja bem-vinda sempre. Vamos trocar figurinhas, com certeza.

    abs,

    Débora e Fernando

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails