Como o trabalho nos manteve em São Paulo no fim de dezembro, celebramos a passagem de ano em um restaurante na companhia dos nossos amigos Tony e Cecília.
Para escolher o local, utilizamos como critério o melhor custo-benefício, uma vez que nessa época os preços para a ceia de réveillon são altíssimos.
De todas as opções analisadas ficamos com um lugar, no mínimo, inusitado: o único restaurante especializado em comida escandinava da cidade.
O restaurante Svanen pertence ao Clube Escandinavo Nordlyset, fica em uma rua tranqüila do Campo Belo e, como manda a tradição nórdica, é um local bastante discreto. Mesmo no réveillon, nada de música.
A festa foi exclusivamente gastronômica, animada pelo smörgasbord, uma mesa de frios que os escandinavos servem apenas em ocasiões especiais.
Fomos orientados a começar degustando os peixes defumados e curtidos, entre eles salmão, truta, lula gigante, hadock e, claro, o arenque em diversas versões. Todos bem frescos e com sabor acentuado.
Caviar, queijos, pães e uma ótima salada com camarão completavam a primeira parte da mesa, que agradou bastante a todos nós.
Do outro lado, destaque para as entradas preparadas com carne. Almôndegas, embutidos suecos e patê de fígado eram só algumas das iguarias que também fizeram sucesso.
A mistura de sabores do buffet típico estava tão agradável que demoramos bastante para chegar nos pratos quentes. Nesse quesito, o cardápio incluía pernil de carneiro com molho de menta, filet mignon ao molho de shitake, lombo e bacalhau ao forno.
Na hora das sobremesas, uma leve decepção. As mousses de chocolate e maracujá lembravam mais uma gelatina. O jeito foi partir para a ótima torta de maçã, bem acompanhada pela taça de espumante, incluída nos R$ 90 cobrados por pessoa.
Sugestão do chef: além de um cardápio diferenciado, outro ponto positivo do Svanen é o excelente atendimento. Entre os restaurantes que pesquisamos, foi o único que não exigiu pagamento antecipado para confirmar a reserva. E, durante o jantar, todas as nossas dúvidas sobre os pratos típicos foram esclarecidas.
Svanen Scandinavian Food: R. Morais de Barros, 1009 – Campo Belo – São Paulo – SP – tel.: (11) 5041-9883
Mais um restaurante muito interessante! Gosto desses peixes curtidos ou em conservas.
ResponderExcluirAchoq ue teve gente muito decepcionada com esses docês..rsrs
Cumpri com a promessa e acheio o Alfaror Capitan Del Espacio! Ganhou dos Havanas!!!
Um abraço
Putz, Rodrigo, você se me adiantou!!! Ia falar que não teve bolo de chocolate, mas tudo bem, você já deve ter visto.
ResponderExcluirEu nem repeti mousses, assim de fraquinhas estavam. Mas o resto foi show, especialmente o smörgasbord.
Belas fotos, meninos!
Este restaurante está na nossa lista de locais a conhecer, faz tempo!
ResponderExcluirQue delícia, esta mesa de frios já seria suficiente para mim! Será que no dia a dia, o buffet é parecido?
As sobremesas realmente deixaram a desejar...vai ver os nórdicos só comem gelatina...rsrsr
bjo,
Nina (Gourmandise)
Oi, pessoal.
ResponderExcluirAntes de mais nada, desculpe. Sei que isto é chato e até um pouco deselegante. Mas sou novo neste mundo dos food-blogs. Novo e empolgado. Queria que vocês dessem uma olhada no meu site de jornalismo gastronômico: Comensais. Começou no dia 7 de janeiro. Está engatinhando ainda. Tenho certeza de que vai melhorar.
Abraços e beijos,
Rodrigo,
ResponderExcluirTeve gente decepcionada mesmo, e dessa vez não tinha nenhum sonho cheio de creme por perto...
Legal você ter achado o alfajor, vimos a foto. Com certeza não foi tarefa fácil!
Tony,
E o seu posto sobre o Svanen, quando sai?
Nina,
Toda quinta à noite (das 19:30 às 23:30) eles servem o smörgasbord na mesa. Às sextas e sábados, também à noite, o restaurante monta o buffet. O mesmo ocorre no almoço de domingo, até as 16 horas.
Abraços a todos.
Chefs, o post do Svanen vai demorar um pouco, que estou com um mix de culinárias do mundo na fila de espera.
ResponderExcluirO Rodrigo falou que ia me guardar um pedacinho de Capitán del Espacio... mas como já saquei que ele também é bastante guloso, não tenho muitas esperanças de ver a cor do alfajor.
Estou sempre por aqui... salivando...rs
ResponderExcluirMas hoje a dica foi incrível! Tanto tempo que não como arenque.. humm
Já está anotada a dica na agenda, pois estou de mudança pra SP.
bj
Mara
ps.: quanto à sobremesa... depois de tantas iguarias... vou dispensar!! rs
Paulo,
ResponderExcluirBoa sorte ao Comensais.
Tony,
Acho melhor você procurar um quiosque do Havanna mesmo... rs
Mara,
Bem-vinda a São Paulo. E se não resistir à sobremesa no Svanen, vá de torta de maçã.
abraços
Oi!
ResponderExcluirEu de novo!
Vocês já foram no Café N'O (rua Harmonia) que abriu na Vila Madalena? Saiu uma crítica dele na revistinha do jornal Estado hj. O Marcel e eu estávamos pensando em ir.
bjo,
Nina.
Nina, ainda não fomos mas também achamos interessante e ficamos com vontade de conhece-lo.
ResponderExcluirAbraços,
Débora e Fernando
Lindões, ano novo sem música??? Ahhh assim fica só os barulhos dos talheres e copos, sei naum :D
ResponderExcluirBeijos pra vocês.