9 de mar. de 2007

Fruto de um país tropical

Não é apenas por puro prazer que o Fernando vem escrevendo alguns posts sobre cerveja. O verão paulistano está bem quente, com a temperatura acima da média. Hoje, por volta da hora do almoço, os termômetros marcavam 32º! Clima propício para se refrescar tomando uma loira gelada, suco ou sorvete, principalmente quando não se pode estar na praia.
Dias atrás senti vontade de algo diferente para espantar o calor. Foi quando me lembrei que há alguns anos a moda do verão era o açaí. Suco, sorvete e, em especial, na tigela, a fruta típica da região Norte do Brasil invadiu as grandes capitais e virou a febre da estação.

Diversas casas de sucos, lanchonetes e alguns restaurantes incorporaram a fruta em seus cardápios. E claro que depois disso senti vontade de tomar uma enorme tigela de açaí com direito à banana, granola e xarope de Guaraná, combinação que não só refresca como também proporciona muita energia para enfrentar os dias quentes.
Posso estar enganada, mas acredito que atualmente o açaí não é tão consumido como antes. Considerando esse fato, o blog resolveu pesquisar alguns lugares em São Paulo especializados nessa frutinha amazônica. Nem todos foram testados, mas vale a intenção de despertar nos leitores o desejo de se esbaldar com muito açaí!

Açaí B&B
No decorrer dos últimos anos, visitamos algumas vezes a unidade localizada na zona oeste. Percebemos que a qualidade do açaí caiu um pouco, principalmente do suco. Ainda assim vale a visita, pois os preços são justos, o cardápio é variado e o açaí na tigela é generoso. Serve também outras frutas na tigela como cupuaçu e morango, sucos, cervejas, água de coco, lanches naturais, aperitivos, pratos e até rodízio de sushi. Aos sábados e domingos, por volta das 21h, acontecem shows de pop/rock, reggae e forró, cujos freqüentadores potenciais são adolescentes. Possui delivery.
Unidade 1: Av. Dr. Arnaldo, 1179 – Pinheiros. Tel: 3873-0035
Unidade 2: Rua Tuiuti, 2589 – Tatuapé. Tel: 6491-0007
http://www.acaibob.com.br/

Açaí beach bar
O estabelecimento é bem simples e até lembra um boteco, só que o açaí na tigela é caprichadíssimo e, sem dúvida, o mais gostoso até o momento. Cremoso, docinho e com muita banana, saímos bem satisfeitos. Aliás, coisa que não é difícil acontecer já que o cardápio inclui diversas combinações entre açaí e outras frutas, cremes e suplementos. Cerveja em garrafa, sanduíches, sucos, porções e saladas complementam o cardápio. Tudo isso por ótimo preço. Em breve irá inaugurar nova unidade na região da Av. Paulista. Por enquanto, delivery apenas nos arredores de Moema.
Av. dos Imarés, 255 (esquina com a Alameda dos Jurupis) Tel: 5543-7722 5094-1676 http://www.acaibeachbar.com.br/

Tribo Açaí
O açaí é bom, já o espaço, nem tanto. Mesmo com o endereço em mãos é preciso bastante atenção para não passar lotado pelo sobrado onde funciona o Tribo Açaí. O lugar é simples e totalmente sem decoração. O salão térreo parece uma cozinha. Na parte superior, há uma sacada com vista panorâmica para os telhados vizinhos, mas nada disso importa para o público fiel que freqüenta a casa. Além do tradicional açaí, o destaque vai para as muitas opções de sucos, em especial os de frutas nordestinas – sempre in natura – como umbu e mangaba. Conhecer o local se torna mais atrativo se você der sorte e encontrar o proprietário Carlão, que além de ser muito receptivo e divertido, não dispensa uma boa conversa. Ah! E os preços são bem camaradas. Também possui delivery na região.
Rua Caiubí , 764 –Perdizes
http://www.triboacai.com.br/

Qualyfruit
O Qualyfruit é um misto de restaurante natural, quitanda e casa de sucos. Sua popularidade é alta pois os ingredientes são sempre bem frescos. Além de algumas versões do açaí na tigela e dos sucos naturais, a casa serve diariamente almoço e jantar com pratos individuais leves e saborosos, porém não tão bem servidos e com preços pouco convidativos. Aos sábados, domingos e feriados também é possível escolher entre duas opções de café da manhã. Tenta aparentar clima praiano mas a pouca iluminação atrapalha. A novidade é o delivery na região.
Rua Elvira Ferraz, 155 - Vila Olímpia. Tel: 3848-0901
http://www.qualyfruit.com.br/

Açaí bar
Localizado no circuito das baladas paulistanas, o Açaí Bar tem decoração praiana e despojada. O cardápio é variado e a lista de complementos para o açaí na tigela é extensa. O local é abarrotado, em especial nos fins de semana e à noite, horário em que vira point dos tennagers. Tentaremos uma visita bem antes do entardecer. Talvez assim tenhamos mais sorte.
Rua Chilon, 141 (esquina com Av. Brigadeiro Faria Lima) – Vila Olímpia. Tel: 3045-0505
http://www.acaibar.com.br/

Atol bar e restaurante
Funcionando há pouco mais de dois anos, o Atol iniciou sua história servindo açaí na tigela e alguns petiscos em uma tranqüila rua da Vila Leopoldina. Diferente da época em que abriu as portas – quando seu nome era Atol Açaí –, música ao vivo às sextas e sábados, promoções para o happy hour durante os demais dias da semana, sanduíches, saladas, drinks, porções e pratos disputam espaço com o açaí na tigela, que se tornou uma mera sobremesa. Ainda não visitamos a casa, mas ela já está na lista dos lugares que pretendemos conhecer em breve.
Rua Barão da Passagem, 1460 – Vila Leopoldina. Tel: 3641-7934
http://www.atolbar.com.br/

Banca Elite
Também é um dos lugares que ainda não visitamos, porém logo o faremos. Tradicional e conhecido, o espaço reúne banca de jornal, barraca de frutas e floricultura. Possui considerável variedade de sucos naturais além de cremes feitos a partir de sorvetes batidos com frutas. Já escutamos a boa fama de seu açaí na tigela. Como o calor por aqui parece continuar no fim de semana, conhecer essa banca não é má idéia, concorda?
Avenida Guilherme Dumont Villares, 2011 – Morumbi. Tel: 3742-5332

República do Açaí
Encontramos esse endereço nos guias da Veja e da Folha. A proposta parece boa. Sessenta opções de pastéis, cinqüenta de sucos – dentre eles alguns exóticos como o de uvaia – e mais outras opções como cremes de frutas, sanduíches e porções podem ser encontrados na República do Açaí, que tem como carro-chefe nada menos de vinte e cinco versões do açaí na tigela. Mas o que nos chamou a atenção foi algo um tanto criativo: o açaí trufado. Se você conhece esse lugar e, principalmente, se já experimentou o açaí trufado, mande suas impressões pois estamos bem curiosos.
Av. Dr. Eduardo Cotching, 295 (ao lado do Shopping Anália Franco) - Vila Formosa - Tel: (11) 6671-6866
http://www.republicadoacai.com.br/

Sugestão do chefe: Reforçando o que já mencionamos em alguns textos, estabelecimentos como estes normalmente promovem shows de reggae e forró. Por esse motivo, prefira visitar os locais entre o almoço e o entardecer, pois nesse período é possível tomar um açaí bem gostoso longe do barulho e do incômodo de esperar muito por uma mesa. Caso queira ir à noite, vale telefonar antes e verificar se vai acontecer algum evento.

9 comentários:

  1. Hey senhores!
    Que bacana que escreveram sobre o nosso acai trufado!

    Espero voces para que possam passar as vossas impressoes para aqueles leirores que vos prestigiam!

    Um abarco
    Thiago
    (Gerente - Republica do Acai)

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Thiago. Em breve passaremos para conferir, pode ter certeza.

    Abraços,

    Débora e Fernando

    ResponderExcluir
  3. Anônimo3/6/07 22:42

    Putz, há um mês recebi um amigo italiano que estava louco para levar o açaí na mala. Levei ele no Hortifruti e não achamos... Se eu tivesse visto este post!

    ResponderExcluir
  4. Jorge,
    Que pena. Espero que ele volte ao Brasil e você possa levá-lo para conhecer o açaí. Fernando e eu somos apaixonados pela frutinha.
    Abraços!
    Débora

    ResponderExcluir
  5. Boa Tarde!

    Debora, A Família Açaí Beach Bar Agradece todos os Comentários e elogios, trabalhamos todos os dias para manter a qualidade e atendimento em nossas lojas....
    E só para avisar já inauguramos nossa nova loja na Rua Augusta, 1902a Loja 3 ( Próxima AL.Santos) com Serviço de Delivery Para Região
    Tel:. 3062-9404

    Abraço

    Manuel Modenese
    (Proprietário)

    ResponderExcluir
  6. Fala pessoal blz...

    Vou postar para falar do Açai trufado.. meu o negócio é uma falta de educação de tão bom... muito bom mesmo.. quem passar por lá pode pedir que não vai se arrepender... e o Thiago é gente boa.. atende muito bem os clientes... começei ir lá e hj sou amigo dele...


    Um abraço
    Denis
    (Fã de Açai)

    ResponderExcluir
  7. Sem dúvida o açai trufado é o melhor açai de toda a região!!!!
    Muito Bom!!!! Tirando o atendimento do Thiago... excelente!!!

    ResponderExcluir
  8. ESSE AÇAI TRUFADO EH FODASTICOOOOOOOOOOOOOOO ... KRA EH GOSTOSO D++

    VALE A ´PENA CONFERIR EH ALI PERTO DO SHOPPING ANALIA FRANCO SENTIDO VILA FORMOSA ...

    QUALQUER DUVIDA LIGA PRA GALERA LAH 26716866

    CLIENTE VIP DA CASA

    ABS

    ResponderExcluir
  9. Bom dia,
    adorei conhecer vcs, obrigada pelas sugestões.
    gostaria de saber mais ou menos os valores.
    é por saber;
    por tigela;
    como cobrar.
    obrigada pela atenção, eu vendo em cas pouca quantidade.
    bjs.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails