24 de dez de 2009

Concurso Santo Quitute

Um dos bons acontecimentos de 2009 para nós foi o convite para integrarmos o júri de um concurso gastronômico. Aconteceu no Santo Quitute, evento promovido pela tradicional padaria Santa Tereza, instalada no centro de São Paulo e famosa, entre outros fatores, pela sua coxa creme e por oferecer panetone durante o ano todo.

A padaria mais antiga da cidade – inaugurada em 1872 – resolveu estimular a interação com seu público promovendo um concurso de receitas entre os clientes. A vencedora teve a honra de ver seu prato incluído no cardápio.
Eram três os finalistas. A primeira receita que provamos foi uma bruscheta tradicional. Bem-feita, sem dúvida, mas aquém das outras duas concorrentes.

O segundo prato foi um bacalhau com natas na cumbuca - foi apresentado na cumbuca e transferido em seguida para o prato. Receita das mais interessantes, com uma boa mistura de ingredientes. Chegou com um certo excesso de sal, é verdade, mas nada grave. Recebeu a maioria dos votos do júri popular, formado por pessoas que acompanharam o evento.

Por último, fomos servidos da Porção do Amor Perfeito, feita à base de carne seca bem temperada e acompanhada por mandioca, que por um probleminha precisou ser substituída por polenta. Ótima na apresentação e no sabor, foi eleita com cinco dos seis votos do júri, incluindo os nossos.

A autora da receita, dona Meire Eliana Ferrari de Mello, levou pra casa um trófeu, uma cesta de produtos da padaria, além de um avental de chef.

Foi uma tarde das mais agradáveis para nós e só temos a agradecer aos organizadores pelo convite.

Sugestão do chef: quem passa à frente da padaria Santa Tereza talvez não faça ideia de que além do ambiente simples do piso térreo, o espaço conta com um restaurante muito bem ambientado no andar superior. O cardápio inclui boa variedade de pratos à base de carne, frango e peixe. Bom local para uma refeição tranquila em meio ao burburinho da região da Sé.

Padaria Santa Tereza: Praça Dr. João Mendes, 150 – Centro – São Paulo – SP – tel.: (11) 3101-5667

2 comentários:

  1. Meus parabéns. Lindo blog e parece que a comida fez sucesso.

    Feliz ano novo,
    Chef Heiko Grabolle.

    www.heikograbolle.com

    ResponderExcluir
  2. Huummmm, só de ver as fotos já da água na boca. Parabéns pela matéria!!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails