21 de dez. de 2008

Viagem gastronômica pela Itália

O local escolhido para o jantar naquela noite fria em Campos do Jordão não poderia ter nome mais sugestivo: Festival Della Pasta.

Comandado por um chef italiano, o restaurante tem como principal atração uma degustação de sete receitas de diferentes regiões da Itália, a R$ 38,90 por pessoa. Elas são servidas em porções reduzidas e o cardápio muda a cada dia.
Sabíamos que o jantar seria farto, mas nem por isso recusamos o couvert (R$ 7,90) com berinjela e azeitona, cenoura, tomate seco e um pão caseiro que desmancha na boca.

O festival começou com nhoque de tomate fresco e rúcula, uma receita bem leve, originária da região de Marche.

Em seguida fomos servidos de lasanha de couve-flor e bacalhau, típica de Moglise, no sul da Itália. Essa não empolgou.

Para compensar, um delicioso Strozzapreti com ossobuco. Essa massa parecida com o fusilli, pelo que soubemos, é originária da região de Lazio. Foi a preferida da Débora.

Um intervalo nas massas para provar o bom risoto de alho poró e provolone, trazido do Vêneto.

Já estávamos quase satisfeitos quando chegou à mesa o Casoncelli. Prato mais exótico da noite, consiste em uma saborosa massa de batata e beterraba com canela. Nasceu no Piemonte e nos surpreendeu pela aparência e sabor diferentes de quase tudo o que conhecíamos da culinária italiana.

Na seqüência fomos servidos de uma excelente berinjela recheada de fetuccine e molho rosé, receita da Lombardia.

Já tínhamos perdido a conta de quantos pratos havíamos provado quando foi anunciado o último deles. Direto da Calábria, o Farfalle com molho de nozes foi, na minha opinião, o melhor da noite. E olha que a concorrência era forte!


Sugestão do chef: é possível levar para preparar em casa algumas massas produzidas artesanalmente no restaurante. Estão disponíveis ravióli, fettuccine, strozzapreti, nhoque e lasanha.

Festival Della Pasta: Rua José Manoel Gonçalves, 160 (Vila di Siena) – Vila Capivari – Campos do Jordão – SP – Tel.: (12) 3663-7300

5 comentários:

  1. Olá, gostei do blog, parabéns..! E como é difícil viver sem a comida italiana.. recomendo um livro que conta muito bem (e leve) tudo sobre a culinaria de cada região da Italia "Perche agli italiani piace parlare di cibo" (http://www.liberonweb.com/asp/libro.asp?ISBN=8820041669 ), e pensando nisto acho que vou comentar este livro no meu blog! Convido vcs, www.popkitchen.com.br! abs..

    ResponderExcluir
  2. Oi, prazer!!

    ainnnnn um crime suas fotos O.o
    nhammmmmmmmmmmm

    ResponderExcluir
  3. Enio,

    Valeu pelas dicas. Do livro e do blog.

    Ari,

    Um crime estava aquele jantar. Delicioso!

    abraços,

    Débora e Fernando

    ResponderExcluir
  4. Almocei lá em outubro, num bate e volta p/ ver 1s coisas de nossa casa... foi divino.. .eu opte pr 1 truta, minha mãe foi no menu de 7 pratos e não sei qual estava melhor...
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Débora e Fernando, depois de ter confirmado em loco a indicação de vcs sobre o festival dela pasta em Campos,agora só vamos sair pra qualquer restaurante depois de ler alguma coisa no seu Blog.Para bens pelo Blog. Só tenho a acrescentar que os sete pratos para mim foi muita coisa, mas a qualidade maravilhosa...Selma

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails