Como bem disse o Tony no comentário do post sobre a Liberdade, eu e o Fernando ficamos descontrolados dentro dos supermercados e mercearias do bairro oriental. Mas não é pra menos. Dá pra passar horas nesses lugares descobrindo novos sabores, produtos e curiosidades. Difícil é não sair comprando tudo que se vê pela frente.
Depois de olharmos bastante coisa, decidimos levar algumas bebidas, todas em média R$ 3.
Confira o nosso parecer – singelo e pouco aprofundado – sobre cada uma delas.
Bebida de batata d’água com cana e cenoura
Origem: China
Quando despejamos o conteúdo da latinha em um copo, tivemos uma surpresa: pedaços de cenoura, cana e batata d’água complementavam a bebida. Foi estranho.
A batata tinha textura de maçã e a cenoura perdeu seu gosto. O líquido lembra caldo de cana – inclusive no aroma – com menor concentração de açúcar e leve sabor de batata doce. No geral, não nos agradou. Não é parecido com nada que conhecemos aqui no Brasil.

Suco de Lichia
Origem: Malásia
Diferente dos sucos de lichia feitos por aqui a partir da fruta in natura, esse apresenta sabor marcante e refrescante, que se assemelha um pouco com o suco natural de pêssego. Uma delícia!

Suco de Lichia com pedaços de coco
Origem: Taiwan
O cheiro e o sabor da lichia prevalecem. Já o coco só foi notado nos pequenos pedaços, que, por sinal, ficaram tão hidratados que pareciam gelatina. Não é tão bom quanto o suco de Lichia citado anteriormente.

Grass Jelly Drink e Honey Herbal Jelly (bebidas com gelatina)
Origem: China
Estão mais para chá gelado do que para suco. Apresentam bastante espuma e têm gosto de chá mate com sutil sabor de caldo de cana no final. A cor é de refrigerante tipo cola e o aroma bem semelhante ao da bebida de batata d’água. Os pedaços de gelatina se concentram no fundo do copo.



Suco de abacaxi com pedaços da fruta
Origem: Coréia do Sul
De cara percebemos que não tem cheiro de abacaxi. Aliás, o aroma não é lá muito agradável. A bebida é ácida e o gosto de conservantes é acentuado.

Suco de uva verde com pedaços da fruta
Origem: Coréia do Sul
É o nosso suco preferido junto com o de lichia. O sabor se assemelha à polpa natural de uva verde. Não é muito doce e os pedaços da fruta são generosos.

De todas as bebidas, esta é a mais fácil de ser encontrada em diversos estabelecimentos. Pena que a embalagem é pequena.

Suco de aloe vera (babosa) e uva verde
Origem: Japão
Aroma e sabor marcantes de uva. Não se percebe o gosto de aloe vera – que não sabemos qual é – nem em seus finos e pequenos pedaços. É tão gostoso quanto o suco de uva verde – talvez por parecer muito com ele –, mas acreditamos ser diferente de outras bebidas de aloe. Da próxima vez vamos optar por um suco dessa planta sem qualquer mistura.

Tsingtao – Cerveja Pilsen
Origem: China
Pouco (ou nada) encorpada e quase sem espuma. O amargor é sutil e lembra, de longe, algumas pilsen nacionais de qualidade razoável. Não fez sucesso.

Sugestão do chef: além da Liberdade, esses produtos são encontrados em alguns empórios da região da 25 de Março e em outros pontos da cidade, como uma loja instalada no Conjunto Nacional, na Av. Paulista.