2 de fev. de 2007

Leve, pura e artesanal

Ir a Campos do Jordão e não sentar em uma das mesas do Baden Baden para bebericar uma das produções da cervejaria homônima, instalada na cidade, é o tipo da coisa que não se deve fazer.

Na verdade existem duas unidades da choperia. Elas ficam frente a frente, separadas apenas pelo corredor de um pequeno boulevard. Não é difícil perceber que o segundo espaço surgiu por causa da fama que o local foi conquistando ao longo dos anos.

Os guias costumam omitir que há também uma lojinha destinada a quem quer levar pra casa cervejas avulsas ou em caixas de presente, além de copos estilizados.
No cardápio prevalecem as especialidades alemãs, mas como nosso interesse por lá era mesmo pelas bebidas, pedimos logo dois chopes: cristal (pilsen) e weiss (de trigo), ambos com preço na faixa dos R$ 7. Claro que ambos satisfazem, mas não conseguimos disfarçar que as versões engarrafadas, que conhecemos de longa data, parecem superiores. Para nossa surpresa, o chope pilsen (à direita na foto) chegou à mesa no mesmo copo característico das cervejas de trigo.

Antes de pegar a estrada de volta para São Paulo, fazemos outro brinde e lembramos que a Baden Baden está mais do que desculpada por eventuais tropeços. Isso pelo importante papel que desempenha entre as microcervejarias brasileiras, sendo, inclusive, considerada a primeira cerveja “gourmet” do País.
Toda a produção obedece à Lei de Pureza da Baviera (Reinheitsgebot) — criada em 1516 —, segundo a qual a cerveja só pode ter os seguintes ingredientes: cevada, lúpulo e água pura, além do fermento, incluído posteriormente.
Por falar em qualidade, os mestres cervejeiros costumam dizer que uma ótima água é fundamental para produzir boas cervejas. E se a água é alma da bebida, dá pra dizer que a alma da Baden Baden é pura, suave e cristalina. Isso fica claro, principalmente, ao provar a Cristal (pilsen). É tão leve que permite sentir o gosto da água mineral captada nas montanhas de Campos do Jordão. Toda essa leveza faz a Baden Baden Cristal arrancar elogios das mulheres – a Débora que o diga.

A cervejaria disponibiliza o ano todo diversas versões, entre as quais Red Ale, Golden, Stout e Bock além de edições sazonais. Fora a choperia, quem vai a Campos do Jordão pode visitar a fábrica e conhecer de perto o processo de produção.

Baden Baden (choperia): Rua Djalma Forjaz, 93 – Capivari – Campos do Jordão – Tel: (12) 3663 3610

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails