Para encontrar o melhor da gastronomia de Serra Negra é preciso vasculhar um pouco a região. Fazendo isso, achamos um dos mais saborosos restaurantes portugueses que conhecemos até hoje: A quinta portuguesa.
Para chegar lá é preciso sujar o carro por uns 10 minutos em uma estradinha de terra. No caminho, com um pouco de sorte é possível até avistar alguns tamanduás ou simplesmente admirar a paisagem das montanhas.
Ao embicar o carro na ladeira que dá acesso ao restaurante, o visitante perceberá que está, na verdade, entrando em um sítio. É que o seu João comprou a propriedade para ficar sossegado criando galinhas e cuidando da horta. Tempos depois resolveu aproveitar melhor o que o sítio rendia e abriu o restaurante. Experiência para isso não lhe faltava, já que ele é dono de um restaurante em Setúbal, Portugal, que hoje mantém arrendado.
E a competência do seu João é notada logo de cara, assim que o couvert chega à mesa. Por apenas R$ 4 por pessoa, o cartão de visitas traz pão caseiro, bolinhos de bacalhau, berinjela, azeitonas temperadas e dois sensacionais embutidos lusitanos: alheira e lingüiça portuguesa, ambos feitos lá mesmo, de forma artesanal.
Nos pratos principais, a casa oferece boa variedade de peixes na brasa, como sardinha portuguesa, pintado, atum e meca. Tem também alguns pratos especiais só para quem reserva com antecedência.
Nós ficamos com o clássico bacalhau a Gomes de Sá, receita em que o pescado em lascas é preparado com rodelas de batata, ovos, azeitonas pretas e bastante azeite (muito bem servido e com direito a salada de entrada, por R$ 55).
Por lá, o prato leva outros condimentos, como folhas de louro, que o tornam, além de delicioso, muito aromático. O detalhe é que todos os vegetais utilizados são cultivados no próprio sítio sem agrotóxicos, e isso vale até para o coloral que decorou nosso bacalhau.
Quando vimos que o pastel de Belém era a única sobremesa servida, ficamos um pouco decepcionados. Mas depois de provar o doce macio e cremoso, concordamos que seria besteira colocar algo para rivalizar com ele, que é outra maravilha preparada artesanalmente pelo seu João.Sugestão do chef:a comida é ótima e as porções são bem fartas, por isso nada melhor que uma bebida para ajudar na digestão. A dica é o licor Beirão, cuja fórmula leva diversas plantas e sementes aromáticas. A fabricante portuguesa não revela que plantas são essas, mas nós revelamos que o licor é excelente.
A quinta portuguesa: Chácara Nogueira & Carvalho - Bairro das Tabaranas (a 5 min do Casco de Ouro) – Serra Negra – São Paulo – SP – tel.: (19) 3892-4980 / (19) 3892 6060
Funcionamento:
Sextas-feiras: só no jantar
Sábados: almoço e jantar
Domingos: só no almoço
Fecha nos outros dias.