Se você respondeu sim para as quatro alternativas, precisa ir até a Granja Julieta para conhecer a cantina Arancini.

Segundo o Seu Luigi, proprietário da cantina, na Sicíllia os únicos estabelecimentos comerciais que não vendem arancino são as farmácias. Em São Paulo só uma outra cantina além do Seu Luigi se arrisca a fazer.
Seu Luigi que, por sinal, é um caso á parte. Cultiva em seu sítio as verduras e legumes sem agrotóxicos usados na composição dos pratos. Até pouco tempo comandava a cozinha, recentemente passou o bastão para sua filha, mas continua supervisionando tudo. Cuida do atendimento no período da noite, sempre disposto a mostrar sua paixão pela cozinha italiana aos clientes interessados em conhecer um pouco da história de cada sabor experimentado. Na conversa surgirão até dicas de roteiros turísticos indispensáveis em uma visita à Itália.
Você sairá de lá sabendo, por exemplo, a que regiões da Bota uma longa viagem de trem é muito mais interessante que a praticidade de um rápido vôo. O velho Luigi é um desses personagens que fazem a gente gostar de verdade de conhecer novos restaurantes e de escrever sobre eles.
E a melhor forma de provar os vários sabores de sua cantina é optar pelo Festival Italiano, que custa R$ 26,90 durante a semana e R$ 28,90 aos sábados, domingos e feriados. O espetáculo começa com sardela, berinjela e abobrinha temperadas.
Nesse momento, se você estiver lá pela primeira vez irá ouvir o promissor aviso do Seu Luigi: “manere nas entradas porque a cantina não é francesa, é italiana”.
A segunda atração pode ser uma salada ou, nos dias frios, uma sopa como o fidelini in brodo, com gostinho de casa da avó.
Quando já tiver esquecido do frio, será servido dos obrigatórios arancini sicillianos. Não ouse recusar!
A esta altura você já estará no final da primeira taça do vinho artesanal que um amigo do Luigi elabora em Bragança Paulista para consumo próprio (e por camaradagem vende só para a cantina). Eis que chega o prato principal: duas massas e uma carne que podem ser repetidas à vontade.
Tivemos a sorte de provar um bom canelone de ricota e a dádiva de poder experimentar o sensacional fettucine verdi al pesto genovese e a levíssima polpetta a parmigiana. Os dois últimos são seríssimos candidatos a melhor massa e melhor polpetta já degustadas pelos escribas desta página.
Se for perfeccionista ao extremo, encerre com a crostata de frutas da época com sorvete de creme.
E se faltar coragem para voltar à vida real e enfrentar o frio lá de fora, se aqueça com o cálice de limoncello caseiro incluso no festival.
Sugestão do chef: A melhor sugestão é: vá ao restaurante. Mas como gostamos de usar este espaço para destacar algo que não dissemos no texto, fique sabendo que é possível levar pra casa massas, molhos, geléias e sobremesas de produção artesanal. Outro ponto importante é que Seu Luigi também traz do pomar de seu sítio as frutas que compõem os sucos servidos na casa. Onde mais é possível beber sucos orgânicos de laranja champagne ou de limão sicilliano com hortelã?
Arancini: Av. João Carlos da Silva Borges, 1211 – Granja Julieta – São Paulo – SP – tel.: (11) 5641-9774 – http://www.arancini.com.br/